quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O FUTEBOL DE HOJE

Até hoje não se tem um dado concreto de quando e onde surgiu o futebol, mas o que se sabe é que em muitas culturas os povos já faziam algo parecido com o futebol, ou seja, brincadeiras de chutar bolas, mas sem regras, e sem limites.
Com o passar dos anos o futebol passou a ser um jogo oficial, já com algumas regras, 
Hoje o futebol é o jogo mais popular no mundo inteiro, por ser fácil e simples, e ele não atrai somente os jogadores, mas também expectadores, que torcem pelo seu clube.
Nos dias de hoje o Futebol não passa de meros interesses as  sociedades humanas parecem ser regidas por uma lei de rivalidade a todos os níveis,  eclodindo mesmo em guerras ,  ele tem a competição como regra principal que serve para que haja campeões e equipas que o querem ser, mas com a vantagem de essas guerras serem organizadas com regras vigiadas por árbitros. O  Futebol  tem a paixão clubística que se transmite em geral por parentesco e se vinca a "heróis", mas que é capaz de envolver vidas pouco interessantes e dar-lhes um "sentido" que de outra maneira poderia facilmente descambar em bebida ou droga; tem, por outro lado, as suas liturgias anuais, os seus campeonatos e outras taças entre clubes, além das selecções nacionais, propícias a um certo patriotismo que vai faltando noutras dimensões cívicas e políticas. Se tiver razão, não há que barafustar contra o excesso da violência no futebol não desejável, ela faz parte da competição, da paixão de ganhar. Mais vale violência organizada e com regras, que bem sabemos como a falta de controlo das competições financeiras têm consequências terríveis sobre todos nós.
Só que essas guerras, transformaram-se em guerras de verdade, hoje em dia ir ao Futebol passou a ser feito com muito mais cuidado, os pais evitam de levar os seus filhos á bola, principalmente em jogos disputados entre  equipas rivais, durante o desafio podemos  assistir  a  confrontações verbais entre adeptos  a falta de “fair play”, má formação humana, ódios e rivalidades amordaçadas estragam aquilo que de mais belo tem um jogo de Futebol.
Mas não é só a guerra entre adeptos, existe tambem a guerra entre dirigentes de clubes, a guerra entre comentadores desportivos e a guerra da comunicação social.
E hoje o Futebol é isto......
Saudades do Futebol de antigamente, onde ir á Luz era uma festa, adeptos rivais confratenizavam, onde a corrupção não existia ( ou não era tão visivel), onde a arbitragem era isenta, onde os dirigentes apertavam as mãos, onde se ganhava com honestidade....
Tenho esperança de que um dia.......





1 comentário:

  1. Margarida mais palavras para que!!! descreveste em meia duzia de palavras o que e o futebol de hoje pois e aquela selva que alguem um dia alcunhou e salve-se quem puder temos todos os exemplos que referiste tanto a nivel Nacional como Mundial em Portugal todos sabemos da vergonha do apitado dourado em Italia a mesma vergonha que acabou com uma equipa como a Juventus na segunda divisao o futebol e isso a que ganhar a qualquer custo sem escrupulos que pena pois e um desporto tao lindo que os homens a pouco e pouco o estao destruindo Margarida aceita um beijinho de felicitacoes por um texto tao cheio de realismo.

    ResponderEliminar

Se vens aqui com a intenção de me ofender dá meia volta ao cavalo e vaza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...